terça-feira, 11 de maio de 2010

Viagem à União Soviética


Por volta do início da década de 70, Urbano Tavares Rodrigues visitou a União Soviética. As impressões  da viagem foram publicadas nos cadernos da Seara Nova ( vários dos quais, em boa hora, eu herdei). Chamou-lhe "Viagem à União Soviética e Outras Páginas"  e dividiu-o em duas partes: na primeira  relata a visita, na segunda, trata de observações sobre filmes, livros, aspectos do quotidiano e até ficção ( que nada têm a ver com a visita, ou o mundo soviético).
Gosto desta edição descomprometida e livre dos Cadernos da Seara Nova. Não há espartilhos temáticos ou de estilo, mas podem conviver diferentes temas e abordagens. Com interesse e rigor.
Como todos os livros deveriam ser.


Até à 75 seguimos o olhar maravilhado e de absoluto enamoramento de Tavares Rodrigues pela União Soviética:

Sobre a Sibéria: "... O clima é duro no Inverno, mas há compensações. Os estímulos morais não são palavras vãs na URSS. E, depois, há a satisfação de realizar. E a liberdade que brota, como um jacto de oiro novo..."

Sobre as repúblicas soviéticas: " A recuperação do atraso económico dos povos do antigo Turquestão russo tem a aparência do milagre. Milagre da vontade, da inteligência, de domínio da técnica, de respeito pelo homem".

Sobre as pessoas: "Em Leninegrado fiz um amigo, desses que não esquecem mais, apesar de só termos convivido três ou quatro dias".

e mais à frente:
"Pelo traje não se distinguem os estratos profissionais. Só pela expressão ( e mesmo assim acontece, aconteceu-me, tomar uma estudante universitária por macanógrafa e uma operária por bailarina..."

Sem comentários:

Enviar um comentário