quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Dar e Receber

Para suportar o rigoroso Inverno catalão, na sua gélida habitação mal vedada, de bairro social decadente nos arrabaldes de Barcelona, Pepe Carvalho, o magnífico e nada inútil, detective privado Pepe Carvalho, acende a lareira fazendo uso (queimando) dos seus muitos e amados livros. Pouco dado a conversas e tagarelices, isso sim, inúteis, Carvalho, o galego mais catalão, passou boa parte da sua existência  mergulhado em páginas e páginas, capas, contra-capas, lombadas, livros de bolso e de prateleira, bem e mal escritos, assim-assim, belos, xaroposos, fraudulentos, com amor e guerras, gente bonita e feia, sexo e falta dele – o que faz toda a diferença -,  mas todos, todos a cheirar a livros.

Gostava de os ler! E com eles só uma regra: cada um dá e recebe o que há para dar e receber!

Aquecia. E ouvia o crepitar e às vezes estalar mesmo das lombadas mais duras e o quase inaudível fchfchchchchc das letras a irem-se, consumidas, no vazio despropocionado da sala-de-estar. O dia rebobinado e ele a matutar no enigmático caso "Mares do Sul" e na ricaça boazona suspeita (primeiríssima) de ter dado sumiço ao marido, um mistério mesmo, mesmo à medida de Carvalho.
Pensar, exige um mínimo de conforto.
E o fogo consegue ser tão magnético!
Guerra e Paz, Os Idiotas, Cervantes, e o que fosse, desde que cumprissem com o acordado: mantê-lo aquecido! Dar, o que havia para dar!
Haveria de aparecer Charo, a sua Charo, já estafada da ronda da noite e a pedir calor.

______________________________

* Através d’ “Os Mares do Sul” (1979) conheci Manuel Vásquez Montalbán e o seu (alter-ego?), detective privado, Pepe Carvalho. Foi paixão à primeira vista!
É onde se encontra a metáfora dos livros atirados à lareira, que é das mais belas e despretensiosas que já li!

** Este textinho que acabei de escrevinhar dedico-o ao meu muito amigo Joaquim Miranda, através de quem conheci pessoas inesquecíveis, entre as quais, ele próprio e o Vásquez Montalbán!
Um enorme abraço, Joaquim!

Sem comentários:

Enviar um comentário